Conheça Itapema


Os habitantes pioneiros de Itapema vieram do Arquipélago dos Açores, conjunto de ilhas no meio do Oceano Atlântico, de colonização portuguesa. A cultura açoriana e predominante entre os moradores mais antigos da cidade, assim como a arquitetura do bairro Canto da Praia.

Em virtude dos ataques de piratas no ano de 1.800 muitas famílias abandonaram o local, mas Tapera, como era chamado na época, voltou a se organizar em 1.850, elevando-se a categoria de Vila, pertencendo ao Município de Porto Belo . Em 1.921, recebeu o nome de Itapema e tornou-se distrito em 1.924, incorporada ao Município de Camboriú; enquanto Porto Belo passou a pertencer a Tijucas. Em 1.926 os dois Municípios se reorganizaram e voltaram a formar o antigo Município de Porto Belo. Depois, foi elaborado um projeto de lei para a criação do Município de Itapema, por iniciativa do vereador Olegário Bernardes,. assim o governador do Estado, Celso Ramos, nomeou como primeiro prefeito provisório, em 21 de abril de 1962, o Sr. Osni Santos.

Atualmente, Itapema é o 24º maior município de Santa Catarina, tendo o 2º maior crescimento populacional de Santa Catarina com 3,77% comparado ao ano anterior segundo estimativas do IBGE de 2015. Itapema também é o 3º município que mais recebe turistas no Estado de Santa Catarina e vem investindo amplamente em obras de infraestrutura, saneamento básico e espaços de lazer, como o Parque Calçadão e o Mirante do Encanto, para cada vez melhor atender os turistas que vem de diversos estados do Brasil e países do Mercosul. Sua população beira os 70 mil habitantes no inverno, já na temporada estima-se que sua população flutuante chega a 1,5 milhões de pessoas.

 Orla Meia Praia                                                                                   Orla Meia Praia

DCIM100MEDIADJI_0003.JPG                  DCIM100MEDIADJI_0166.JPG

BR - 101 e Estreito                                                                                    Mirante do Encanto, ao fundo Itapema.

DCIM100MEDIA         09-mirante-do-encanto-ao-fundo-itapema-1

Avenida Nereu Ramos, Meia Praia                                                Ponte dos Suspiros

12-avenida-nereu-ramos-meia-praia          18-ponte-dos-suspiros-2

Nascer do Sol                                                                                                   Centro de Itapema e seu belíssimo por do Sol
DCIM100MEDIADJI_0104.JPG        31-centro-de-itapema-e-seu-lindissimo-por-do-sol-2 

Meia praia vista no mar                                                                      Meia praia vista do mar- Outro ângulo     

 17-meia-praia-vista-do-mar-1             32-meia-praia-vista-do-mar-outro-angulo-1                                                                                             

Meia praia, BR 101 e Morretes

DCIM100MEDIADJI_0027.JPG

Na Mídia:

Itapema é a cidade com a melhor infraestrutura entre as praias no Litoral Norte de Santa Catarina. A constatação é de um guia elaborado pelo Jornal de Santa Catarina, em que mostra um comparativo entre todas as praias da região. Já no Diário Catarinense, Itapema fica atrás apenas de Jurerê Internacional, de Florianópolis, como a segunda melhor infra-estrutura de praia do Estado.

O Jornal de Santa Catarina analisou as condições de nove itens: guarda-vidas, chuveiros, banheiros públicos, acesso à praia, posto policial, calçadão, estacionamento, sinalização para turistas e iluminação. A praia com o melhor conceito fica em Itapema. A Meia Praia não teve qualquer item considerado ruim e se destaca pelo grande número de banheiros públicos e chuveiros, além do recém construído calçadão.

Em âmbito estadual, o Diário Catarinense considerou a infraestrutura como fundamental, já que facilita o acesso das pessoas à praia. Segundo o periódico, as três melhores praias em infra-estrutura são, em ordem: Jurerê Internacional, Meia Praia e a Praia Central, de Balneário Camboriú. Depois de conversar com moradores e turistas, testar os chuveiros, conferir passarelas e deques, percorrer trilhas e andar na beira do mar, foi possível reconhecer a exuberância do Litoral Catarinense.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema.

ALGUMAS DISTÂNCIAS DE ITAPEMA 

capturar123captura00r

 

 

 

 

Nossa Equipe